Você também fica confuso, quando se depara com o nome produtos ecológicos? Pois, saiba que é muito comum a confusão entre esse item, e os produtos sustentáveis.
Hoje em dia, as empresas se preocupam muito com a responsabilidade ambiental. E isso se dá, a partir da implantação de novas rotinas, sejam elas de produção ou de atividades diversas da empresa.
O setor de limpeza, contudo, é um dos grandes focos, quando o assunto é preocupação com o meio ambiente. Assim, essa pauta que é tão urgente, passa a ser prioridade nas atividades.
O que antes era uma tendência, agora passa a ser uma obrigação das empresas. Sendo assim, é fundamental que haja um estudo sobre os processos e soluções utilizados, para que se enquadrem na condição de empresa ecofriendly.
Por isso, trouxemos hoje, uma matéria sobre as principais diferenças entre produtos ecológicos e sustentáveis, para que você aprenda e saiba escolher a opção correta para a sua demanda. Boa leitura!
Índice
O que são os produtos ecológicos?
Antes de mais nada, vamos entender quais são as principais características dos produtos ecológicos.
Eles são desenvolvidos, com base na preservação da biodiversidade. Assim, isso só é possível, com a manutenção do ecossistema.
Por isso, podemos entender que esses produtos foram criados para preservarem o meio ambiente. Desse modo, eles não contêm em sua fórmula, substâncias tóxicas ou poluentes.
É importante salientar, no entanto, que para ser considerado um produto ecológico, ele não deve atingir a natureza de forma negativa.
Para você entender mais, os produtos podem ser feitos, por exemplo, com plásticos biodegradáveis, materiais recicláveis, inseticidas biológicos, sem testes em animais etc.
Contudo, essa categoria de produtos é ideal, para empresas que buscam ter um engajamento ativo na proteção ambiental.
Qual é a diferença entre produtos ecológicos e sustentáveis?
Agora que já falamos sobre as características dos produtos ecológicos, vamos entender o que são os produtos sustentáveis.
Este, por sua vez, tem como principal característica a preocupação além do ambiental. Eles são compostos a partir de processos que também envolvem preocupação social e trabalhista.
Ou seja, ele proporciona todos os benefícios dos produtos ecológicos, que cuidam da natureza. Mas, também tem parte fundamental nas demais áreas citadas.
No entanto, para criar esse impacto positivo, este produto faz parte de uma cadeia social positiva. Sua produção, contudo, é pensada para fortalecer o desenvolvimento:
- fomenta a economia local;
- tem a responsabilidade ecológica;
- gera renda e contratação trabalhista;
- entre outros.
Assim, esse é um produto cercado de uma série de responsabilidades, para além do cuidado com o meio ambiente.
Mais vantagens sobre ambas as categorias de produtos
Por serem compostos de substâncias ecoeficientes, muitos podem pensar que a eficácia desses produtos é menor. O que não é verdade.
Uma das grandes características, além das quais já citamos acima, é o alto desempenho desses itens, com relação aos comuns. Os produtos ecológicos e sustentáveis devem ter qualidade melhor, quando comparados aos que não tem sua cadeia de produção ecologicamente responsável.
Assim, eles devem ter fontes renováveis, redução ou o não uso do plástico em sua embalagem e emissão muito baixa ou zero de gases poluentes.
Além disso, são oriundos de fontes renováveis, matéria-prima certificada e tem sua produção sinalizada pelo baixo consumo de água e energia.

E o que são os produtos verdes?
Agora que você já entendeu sobre os produtos ecológicos e sustentáveis, vamos falar sobre os produtos verdes.
Este, por sua vez, carrega em sua composição e processo de produção, todas as preocupações dos ecológicos e sustentáveis. Mas, além disso, ele ainda é marcado por uma característica a mais.
Sua produção ou a empresa que o fabrica tem como objetivo, reduzir o consumo de água e energia. Ainda assim, a principal ideia é reduzir os impactos negativos destinados à natureza, causados pelo seu ciclo de produção.
Ou seja, além de uma preocupação constante com o ecossistema, esses produtos são gerados a base da economia de recursos naturais.
Na outra ponta está o consumidor. Este, por sua vez, recebe uma solução livre de substâncias tóxicas e agressivas à saúde.
Qual é a importância de saber diferenciar os produtos e como identificá-los?
Partindo do ponto que esses produtos proporcionam diferentes condições de produção e impacto, a importância está no que sua empresa busca, como resultado.
A preocupação com a minimização dos problemas causados por uma produção sem preocupação ecológica, social, econômica e de toda a cadeia produtiva, é o que faz a diferença.
Sabendo dessas características, no entanto, é possível fazer a escolha correta, seja para uso, seja para entender se a empresa está realmente aplicando os conceitos, ou se usa a nomenclatura apenas como estratégia de marketing.
No entanto, empresas sérias e comprometidas, como a Riccel, são certificadas por diversas instituições comprometidas com o propósito de ser um produto sustentável.
Assim, na embalagem de nossos produtos, você encontrará o selo eureciclo, o Selo Verde e o selo Empresa Amiga da Criança. Todos eles indicam a nossa responsabilidade ecológica e social, para a fabricação de nossos produtos.
Por isso, conheça agora mesmo nossas linhas de soluções para limpeza e higienização da sua empresa e confira todas as vantagens de ter um produto ecoeficiente nos seus processos.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e entenda como a Riccel pode te ajudar.