Sem dúvidas, os ambientes da área da saúde estão entre os que mais demandam atenção na hora da limpeza. Aliás, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem técnicas corretas e princípios que devem ser seguidos para evitar perigos como contaminação ou disseminação de infecções. Afinal, este segmento concentra muitos microrganismos e bactérias, e merece cuidado em seu processo de higienização. Por isso, ao longo deste texto vamos falar sobre limpeza hospitalar, mostrar os tipos de higienização e revelar itens fundamentais para clínicas e hospitais.
Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira as informações que separamos para você!
Índice
O que é limpeza hospitalar?
Primeiramente, antes de falar sobre os tipos de serviço e produtos indicados, queremos falar sobre a importância da limpeza hospitalar, que é todo o processo de remoção de sujeira de superfícies inanimadas em ambientes da área da saúde, como: hospitais, clínicas e laboratórios.
Desse modo, o serviço, que visa limpar e desinfetar diferentes ambientes, é essencial para garantir o bem-estar, a segurança e o conforto de pacientes, visitantes e profissionais do local. Pois, conforme já citamos, a limpeza hospitalar tem o poder de controlar infecções, reduzir o número de microrganismos e diminuir os riscos de contaminações.
Tipos de limpeza hospitalar
Depois de falar sobre a importância da tarefa, queremos destacar quais são os tipos de limpeza hospitalar existentes.
Portanto, conheça a seguir um pouco mais sobre as limpezas concorrente, terminal e de manutenção:
Concorrente
Esta higienização é feita enquanto os pacientes estão nos quartos. A tarefa é simples e conta com serviços como retirada do lixo e de resíduos presentes no local e retirada de roupas usadas.
Terminal
A limpeza terminal é feita após a saída do paciente do quarto. O trabalho visa limpar as superfícies, higienizar móveis e preparar o ambiente para a entrada de novas pessoas.
Limpeza hospitalar de manutenção
Por fim, o serviço de manutenção é realizado para manter o padrão de limpeza dos cômodos. O procedimento é caracterizado por ações como reposição de materiais de higiene e rotina simples de limpeza.
Como fazer limpeza hospitalar?
Sem dúvida, para entender como a limpeza hospitalar deve ser realizada, é preciso entender que os processos de higienização são separados por área.Desse modo, geralmente, as equipes fazem a seguinte separação:
Áreas não críticas: são as áreas que não são ocupadas por pacientes e onde não são realizados procedimentos de risco, como áreas administrativas e recepção, por exemplo. Nestes locais, a limpeza deve ser realizada ao menos uma vez por dia, com horário pré-estabelecido e sempre que necessário.
Áreas semicríticas: são os locais onde ficam os pacientes com doenças de baixo poder de transmissão, como ambulatórios, quartos e enfermarias. Neste caso, a higienização precisa ser feita duas vezes por dia e sempre que surgir alguma necessidade.
Áreas críticas: são as áreas que representam risco maior de infecções, pois são utilizadas para procedimentos arriscados. Salas de cirurgia e unidades de tratamento intensivo são exemplos desse setor, que necessita ser higienizado pelo menos três vezes por dia e sempre que necessário.
Cuidados especiais com a limpeza de hospital
Conforme explicamos neste texto, a limpeza hospitalar é capaz de proporcionar um ambiente mais agradável e livre de odores e bactérias.
Mas, para que o serviço tenha um bom resultado, é preciso seguir cronogramas de organização e algumas recomendações.
Por exemplo, a equipe responsável pela limpeza hospitalar deve estar qualificada para executar as tarefas em tempo integral. Dessa forma, a dica é investir no revezamento de horários. Assim, é possível manter o local limpo 24 horas por dia e proporcionar mais conforto para pacientes, funcionários e visitantes do hospital.
Como você viu, para cada área existe um tipo de limpeza diferente. Desse modo, como o hospital conta com uma grande quantidade de alas, é fundamental encontrar soluções específicas para cada uma delas.
Assim, é possível assegurar um local mais limpo e seguro para pacientes, visitantes e colaboradores.
A seguir, separamos alguns cuidados essenciais na limpeza deste tipo de ambiente, que vão além dos serviços realizados nos quartos. Confira:
Corredores
De fato, os corredores são locais que recebem um tráfego intenso durante o dia inteiro. Por isso, é uma área que precisa de atenção especial.
Desse modo, o recomendado é retirar sempre a poeira e identificar o tipo de piso para encontrar os produtos adequados para uma limpeza mais intensa.
Recepção
Sem dúvida, a recepção é como o cartão de visitas do hospital. Portanto, merece estar sempre higienizada. E não é só por uma questão visual, mas também para a segurança e bem-estar de todos.
Afinal, como se trata de um local propenso a contaminações, é preciso garantir que a saúde seja uma prioridade. Portanto, o recomendado é higienizar o chão, os vidros e os móveis.
Do mesmo modo, caso tenha algum tapete ou carpete neste cômodo, o ideal é retirar para higienização com equipamentos e produtos adequados. Assim, é possível evitar o acúmulo de sujeira e possíveis bactérias.
Banheiros
Inegavelmente, as áreas sanitárias estão entre as grandes preocupações quando falamos sobre limpeza hospitalar. Ou seja, o local exige uma limpeza profunda e completa nos pisos, no vaso, nos espelhos e na pia. Da mesma forma, a porta, sua fechadura e os locais onde as pessoas podem ter contato através das mãos também devem ser desinfectados com frequência.
Laboratórios
É comum que nos hospitais tenham salas de laboratórios. Por mais que o acesso seja restrito, é preciso manter o local muito bem higienizado. Por isso, a dica é dedicar atenção aos equipamentos presentes no ambiente.
Cozinhas e refeitórios
A cozinha de uma empresa deve ser referência em limpeza em todos os segmentos. Ainda mais em um hospital, que geralmente prepara comida para os pacientes.
Portanto, os cuidados devem começar no armazenamento dos alimentos, que devem ser guardados em um local completamente limpo.
Além disso, a limpeza dos carrinhos que leva os pratos, assim como de todos os utensílios, é fundamental.
O local onde os funcionários almoçam e fazem outras refeições também deve receber uma higienização frequente. Por isso, o ideal é limpar os pingos de café, gordura e outros alimentos, assim como, mesas, cadeiras e todos os itens presentes no ambiente.
Produtos para limpar hospital
Agora que você conheceu a importância da limpeza hospitalar e viu como a tarefa deve ser realizada, chegou o momento de conhecer algumas soluções que podem melhorar os resultados deste serviço.
A Riccel oferece os melhores produtos para este tipo de limpeza e atende clientes renomados no segmento. Aliás, temos uma linha dedicada para a higienização de ambientes da área da saúde.
Por isso, queremos te apresentar opções que oferecem eficiência comprovada e excelente rendimento. Ou seja, produtos que entregam o melhor custo-benefício do mercado. Confira:
Peroxy Riccel Hospitalar
Primeiramente, um produto que merece destaque é o Peroxy Riccel Hospitalar, item concentrado ideal para a limpeza de clínicas, hospitais e laboratórios. O produto, que é um desinfetante e limpador sem odor e sem corante, oferece desinfecção intensa sem causar perigos para a saúde, para plantas e para os animais. Pois, não é agressivo, é livre de efeito corrosivo e é compatível com o meio ambiente.
Além disso, esta opção da nossa marca é desenvolvida com peróxido de hidrogênio, conta com amplo espectro de atividade microbicida e atua com eficiência na eliminação de bactérias, fungos, vírus e até mesmo esporos e microbactérias.
HC Detergente
O HC Detergente clorado é uma potente solução que tem duplo poder de limpeza. Afinal, alia a eficiência da ação espumante com a ação do cloro.
Desse modo, o produto é recomendado para limpeza e sanitização de pisos, superfícies e utensílios em hospitais, clínicas e laboratórios.
Desinfetante Neutro Plus
Por fim, queremos falar sobre o Desinfetante Neutro Plus. O item é recomendado para uso geral, limpeza e desinfecção de ralos, pisos, azulejos, louças sanitárias e superfícies pintadas ou esmaltadas.
A solução é muito eficaz e elimina até mesmo o bacilo da tuberculose, o clostridium sporogenes, se estiver em contato por 10 minutos. Do mesmo modo, não enrijece plásticos e nem opacifica materiais e tem um efeito residual de até 12 dias em superfícies inanimadas.
Além disso, por contar com quaternário de amônio de biguanida, o produto garante que, com uma única borrifada, um metro quadrado seja higienizado.
De fato, estas são apenas algumas das nossas soluções indicadas para limpeza hospitalar. Se você deseja conhecer a nossa linha completa, clique aqui e veja todos os produtos!