Atualmente, existe no mercado de facilities um grande déficit em relação ao suporte dado por fornecedores. Esse fator impacta, não só na produtividade da equipe de limpeza, como na organização dos recursos como um todo.
Desse modo, ocasionando o desperdício de produtos e tempo, ambos extremamente preciosos para empresas como a sua.
De fato, há uma falta de atenção em questões essenciais para a solução desse problema que eu prometo explorar em um próximo artigo.
Hoje, o meu intuito é mostrar quais lacunas no processo de organização, nós podemos sanar agora. Dessa forma, otimizando todas as partes do processo de limpeza e potencializando os resultados da sua equipe.
Acompanhe as dicas que eu separei para treinamento dos seus funcionários. Eu tenho certeza que com elas, você já verá resultados melhores a partir da sua aplicação.
Índice
O que é o mapeamento de competências?
Vamos entender um pouco mais sobre essa técnica que vai ser um passo em direção à processos de limpeza otimizados. Com a ajuda de outro profissionais aqui da Riccel, especialistas em gestão de pessoas, desenvolvemos uma metodologia que pode ajudar diretamente no foco do problema.
Mas, antes de aprofundar o tema, você sabe o que é um mapeamento de competências?
Bom, todos aqui sabem que a empresa é moldada por um objetivo estratégico, certo? Isso quer dizer que todas as ações são voltadas para o alcance de uma visão antes determinada.
Para isso, é necessário que a empresa desenvolva suas competências organizacionais, ou seja, tudo aquilo que ela precisa para alcançar o seu objetivo.
A pergunta que não quer calar é: como identificar as competências organizacionais da minha empresa?
É aí que entra o mapeamento de competências. Aliás, ele pode ser utilizado tanto para identificar os pontos a serem desenvolvidos pela sua empresa, como pela sua equipe.
Desse modo, fazendo com que você, que gerencia uma equipe de limpeza, consiga observar os pontos de melhoria que levarão você rumo ao sucesso.
Em resumo: o mapeamento de competências, é o processo de identificação dos pontos que, quando melhorados, aproximam você do objetivo final.
Mas, como isso pode ajudar a sua equipe de limpeza? Essa é uma dúvida comum e determinante para decidir se deve ou não investir tempo no seu desenvolvimento.
Quais são os benefícios do mapeamento de competências?
![homem de terno segurando ícones de competências](https://www.riccel.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/11/BLOG-1-MEIO-1024x323.jpg)
De início, eu posso afirmar que essa, é sim, uma estratégia que vale a pena. Pois, além de conseguir observar e priorizar aquilo que te dará resultados futuros, você tem maior controle sobre as tarefas.
Desse modo, tornando mais fácil as mudanças no processo. Isso porque, o mapeamento de competências permite uma aproximação maior com a equipe.
Assim, ampliando o conhecimento que você terá sobre os procedimentos adotados. Dessa forma, aumentando a chances de solucionar problemas em tempo hábil.
Além disso, o mapeamento de competências permite um maior entendimento das partes burocráticas da limpeza. Isso faz com que o seu repertório aumente e as negociações com clientes tornem-se cada vez mais fluidas e favoráveis.
Mas, se nada disso te convenceu de que o mapeamento de competências seja interessante para a sua equipe. Saiba que essa é uma pratica fundamental para o desenvolvimento organizacional de uma empresa.
O que eu proponho para você aqui, é a simples adaptação de uma técnica que já se tronou essencial para o crescimento de inúmeras empresas.
Agora que você sabe o que é essa estratégia, chegou o momento de aprender a implementá-la em sua rotina de trabalho. Veja a seguir, as dicas que separei para você!
Como aplicar o mapeamento de competências?
Vamos ao que interessa. Vou mostrar agora, como aplicar o mapeamento de competência para otimizar os processos de limpeza da sua empresa!
Antes de mais nada, precisamos determinar os passos fundamentais para o processo de mapeamento acontecer. Lembrando que aqui, eu já te apresento as etapas adaptadas para uma equipe menor.
Mapear
Antes de determinar melhorias para aplicação de produtos e técnicas de limpeza, precisamos identificar o que já está sendo feito.
Por isso, reservamos essa etapa para a observar todos os pontos que podem impactar na prática de limpeza.
Desse modo, assegurando que todas as decisões tomadas, sejam coerentes para todas as partes do processo de limpeza oferecida ao seu cliente.
Pesquisa documental
Talvez, essa seja a etapa parte mais importante. Aqui, você obtém conhecimento de todas as funções e partes do processo.
Desse modo, pode identificar quais os colaboradores e as suas respectivas funções. Bem como, pode determinar quais os requisitos necessários para cada função, com base na observação documental.
Além disso, você deve entender burocraticamente, como são feitas as negociações, ou seja, o escopo do contrato dos seus clientes.
Assim, determinando se tudo que foi prometido vem sendo ofertado com a qualidade esperada.
Com essa análise você já pode observar pontos de melhoria, mas, peço que espere até ter todas as informações possíveis.
Observação de processos
Agora que você já conhece a fundo todas as partes documentadas do processo de limpeza, chegou a hora de ver na prática.
Para isso, é preciso estar próximo da sua equipe de limpeza. Entendendo o dia a dia do trabalho desenvolvido.
Além disso, é aqui que você pode perceber mais claramente quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores que te auxiliam.
Facilitando na tomada de decisões que envolvem a mudança no quadro de funcionários. Ou então, tornando a disponibilização de cursos de capacitação mais assertivos.
É nessa etapa, também, que você observa como é o clima organizacional, outro fator essencial para determinar o rendimento da equipe.
Assim, entendendo qual a percepção da equipe sobre as atitudes que eles têm, ou deveriam ter, para realizar a tarefa.
Descrever
A descrição, é a etapa em que você faz a junção das informações obtidas durante a análise, ou mapeamento.
É nesta parte que determinamos quais os passos a serem dados, e as ações que devem ser evitadas.
O que fazer
O mapeamento de competências deve permitir uma descrição detalhada de cada função e as atribuições requeridas para exercê-la.
Desse modo, ampliando as chances de obter resultados melhores com a escalação de funcionários que apresentam os requisitos mais satisfatórios para cada função.
Você também deve descrever os déficits, determinando as soluções, como: cursos e treinamentos, novos produtos, mais equipamentos, entre outros.
O que não fazer
Um erro comum no processo de mapeamento de competências, é a descrição de informações genéricas. Desse modo, não permitindo uma análise metódica, ou seja, deixando muitos pontos importantes passarem despercebidos.
Por isso, seja o mais específico possível em sua análise!
Gostou das dicas? Eu espero que você aproveite essa técnica para melhorar alguns dos processos na sua empresa.
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Nos vemos na próxima!