Em pelo menos 75% das empresas que eu atendo, sempre ouço dúvidas sobre como gerenciar pessoas. De fato, esse é um problema que atinge empresas de inúmeros setores.
Afinal, uma boa gestão, somada a processos e soluções eficientes, pode tornar a sua empresa uma referência em produtividade.
Foi por conta dessa experiência que, em conjunto com a equipe de gestão aqui da Riccel, separei algumas dicas que podem ajudar no seu dia a dia. São estratégias consolidadas no mercado para gerar os melhores resultados.
Desse modo, entregando serviços com qualidade superior e uma maior produtividade dos colaboradores.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre como extrair o máximo de desempenho da sua equipe, continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é o gerenciamento de pessoas?
Para entender como fazer isso da melhor forma, nada melhor do que começarmos a compreender o conceito desse trabalho.
Em primeiro lugar, preciso deixar claro que a gestão de pessoas vai além da liderança de um time. Isso porque, é um processo que envolve o investimento em inúmeras ferramentas e projetos de desenvolvimento da equipe.
Obviamente, o direcionamento correto dos esforços é algo que deve ser trabalhado, mas, essa é uma parte importante de um processo maior.
Para isso, unimos conceitos, ações e técnicas com o objetivo de alinhar os propósitos da empresa e da equipe. Desse modo, tornando o investimento em projetos de capacitação ainda mais eficazes.
A gestão de pessoas, acima de tudo, é sobre aqueles que fazem o serviço oferecido pela sua empresa funcionar. Por isso, é tão importante para você, investir nesse processo.
Fator de competitividade no mercado
Muitos se perguntam a razão pela qual eu indico um trabalho maior de gerência de pessoas. E a resposta, infelizmente, é outra pergunta: “por que não?”.
Já vimos que o ato de gerenciar pessoas é fundamental para se obter bons frutos e, acima de tudo, trata-se de um investimento que entregará resultados. Então, qual a razão para não apostar nessa solução.
Se você ainda não tem certeza sobre esse processo, e como ele pode ser vantajoso, eu posso comprovar para você.
Em primeiro lugar, como o título desse tópico menciona, o gerenciamento de pessoas é um fator de competitividade no mercado.
Se você investe nos profissionais da sua empresa, pode ter a certeza de ter um retorno acima do esperado. Isso porque, você está investindo em qualidade, motivação, especialização, produtividade e muito mais.
Isso tudo pode destacar o seu negócio no mercado de facilities e, ainda, engajar ainda mais a equipe, fazendo com que eles sintam que fazem parte do resultado gerado, como já acontece em muitas empresas.
Como gerenciar pessoas?
Como havia mencionado no início do artigo, separei algumas dicas de como gerenciar pessoas de forma eficiente. Esse pode ser o primeiro passo para se conquistar processos cada vez mais eficazes.
1. Seja exemplo de liderança
Apesar de ir além do conceito de liderança, ao gerenciar pessoas não podemos deixar de dar o exemplo.
Por isso, é preciso ter em mente que você, como responsável por esse processo, deve ser aquele em que os funcionários se espelham. Ou seja, ter o comportamento, disposição e engajamento ideal para a empresa.
Desse modo, fazendo com que seus funcionários vejam qual o perfil que se encaixa com os valores da empresa.
2. Forneça feedbacks construtivos
Da mesma forma que você deve servir de exemplo, é preciso verbalizar os pontos a serem melhorados. Desse modo, ajudando a sua equipe a alcançar os melhores resultados.
Isso pode ser aplicado tanto em processos quanto na convivência.
Mas, lembre-se. ´É essencial que seja um feedback construtivo, ou seja, deve promover uma melhoria. Apenas assim, você conseguirá alinhar pontas soltas entre a expectativa da empresa e os processos realizados.

3. Promova treinamentos
Investir em treinamentos e cursos, também é parte fundamental do processo de gerenciar pessoas.
Isso porque, o conhecimento técnico é parte inerente dos procedimentos de limpeza, apenas isso fará com que a sua equipe tenha um maior desempenho.
Esse fator, também pode te ajudar em outros pontos, como: economia de produtos e demais recursos. Bem como, um maior controle sobre a qualidade dos serviços prestados.
4. Delegue responsabilidades
Como vimos no último artigo de blog, o mapeamento de competências é ideal para delegar funções.
Isso porque, é papel do gestor definir o funcionário mais adepto para determinadas funções. Desse modo, tendo um rendimento melhor e, consequentemente, melhores resultados.
Lembrando que, delegar responsabilidades é diferente de dar ordens. Por isso, entenda as limitações e explore os pontos fortes da sua equipe!
5. Esteja sempre aberto ao diálogo
Por fim, seja sempre aberto para o seu time. Apenas assim você poderá enxergar os pontos de melhoria da empresa.
Afinal, eles estão na linha de frente da limpeza e, por isso, têm uma perspectiva mais prática de tudo que acontece. Assim, sabendo indicar quais aspectos precisam de maior atenção.
Além disso, ideias boas podem vir de todos os lados, você só precisa saber escutar. Eu tenho certeza que com isso, soluções surgirão quando você menos esperar!
Pilares da gestão de pessoas
Para te ajudar ainda mais nesse processo, vou te explicar como gerenciar pessoas, com base em pilares que estruturam toda a teoria desse tipo de trabalho.
Entre os tópicos, os profissionais da área de gestão destacam:
Engajamento
O engajamento é o fator que impulsiona a colaboração dos trabalhadores. É através dele que você poderá determinar a implantação das próximas etapas. Por isso, você deve:
- Entender as necessidades da equipe;
- Ser transparente na tomada de decisões;
- Incentivar e promover a meritocracia;
- Traçar metas individuais e de equipe;
- Entre muitos outros pontos a serem observados.
Comunicação
Como vimos anteriormente, um dos aspectos essenciais é estar aberto ao diálogo e, também, não ter medo de se comunicar com a sua equipe.
Somente assim, você conseguirá avançar no processo de implantação do processo de gerenciamento de pessoas.
Trabalho em equipe
Com tudo isso em prática, o trabalho em equipe é outro ponto que deve ser reforçado e incentivado. Assim, criando um ambiente saudável e, consequentemente, mais engajado e disposto.
Competência e conhecimento
O reconhecimento de competências e conhecimentos é outra pratica fundamental da gestão de pessoas. O mapeamento de competências, por exemplo, é uma ferramenta que pode te ajudar a alcançar resultados melhores.
Treinamento e desenvolvimento
Com todos os déficits e pontos positivos documentados, é preciso investir no aperfeiçoamento da equipe. Para isso, é preciso aplicar em fornecedores que prestam suporte adequado, bem como, treinamentos específicos para o setor.
Gostou das dicas que encontrou aqui?
Esse pode ser um passo pequeno para a otimização dos processos ofertados pela sua empresa. Mas, saiba que futuramente ele fará uma diferença e tanto.
Continue acompanhando o nosso blog. Pois, ajudaremos você com todas as etapas de gestão de pessoas e ainda mais dicas para que você alcance os melhores resultados com seus clientes!
Até a próxima.