Estabelecer uma rotina é a melhor forma de otimizar os processos da sua empresa. Um cronograma de limpeza, por exemplo, é adotado por inúmeros segmentos para determinar prioridades no momento de realizar as manutenções.
Se você está acompanhando nosso blog, já viu as dicas que eu trouxe sobre a gestão da equipe e o mapeamento de competências. Agora, eu quero mostrar para você, como aproveitar os benefícios das dicas da melhor forma possível.
Para isso, precisamos estabelecer qual o direcionamento da limpeza, quais as prioridades determinadas para os seus clientes e como isso pode impactar na produtividade da sua equipe.
Além disso, hoje vou te ensinar a montar o melhor checklist de limpeza para a sua rotina. Assim, sendo usado junto ao seu novo cronograma de limpeza, você obterá os melhores resultados. Acompanhe e confira as dicas!
Índice
Por que criar um cronograma de limpeza?
Antes de tudo, você deve estar se perguntando por qual razão implementar um cronograma de limpeza. Ou então, se a sua empresa já possui um calendário, tem pensado em como melhorá-lo?
É normal querer otimizar os processos de limpeza da sua facilitie, e fico feliz em poder te ajudar com isso.
Então, para começar, um cronograma de limpeza tem como objetivo a listagem das tarefas da sua equipe e o registro dos períodos em que devem ser realizadas.
Esse passo é de extrema importância para o seu trabalho, para controle dos processos e, como já mencionamos, otimização das tarefas de limpeza.
O tratamento de piso, por exemplo, é um procedimento muito importante e exige manutenções constantes. Por isso, o seu registro é imprescindível para o bom funcionamento da sua empresa.
Com um cronograma de limpeza bem estabelecido, torna-se impossível esquecer de um procedimento, ou perder datas importantes de manutenção.
Dessa forma, assegurando um serviço de qualidade constante aos seus clientes. Essas datas, são ainda mais importantes para estabelecimentos como shoppings e escolas. Pois, somente através do cronograma é que podemos sincronizar os horários de funcionamento da instituição, com a operação realizada pela sua equipe.
Mas, quais são as informações que devem estar em seu cronograma de limpeza? É isso que eu explico no próximo tópico. Continue a leitura e confira!
![mulher fazendo anotações em um calendário](https://www.riccel.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/11/BLOG-3-MEIO-1024x323.jpg)
O que colocar em um cronograma de limpeza?
Bom, mesmo que a sua empresa já tenha um cronograma de limpeza, saber quais itens deveriam estar nele, pode te garantir boa visibilidade profissional. Isso porque, boas ideias sempre são bem-vistas.
Por isso, vou listar alguns itens aqui e se você perceber que isso não está sendo registrado no cronograma atual da sua empresa, você pode dar a ideia, certo?
Então confira!
Divisão e periodicidade da limpeza
A melhor forma de garantir um processo de limpeza eficaz, é saber o que se vai limpar e quando realizar as manutenções.
Desse modo, tendo sempre à disposição um controle dos processos, além da possibilidade de ampliar e estender os resultados da limpeza oferecida. Para isso, é preciso separar as tarefas entre:
- Diárias;
- Semanais;
- E mensais.
Ou seja, os processos devem ser organizados em ordem de prioridade, aqueles que são mais recorrentes, da mesma forma, são feitos com mais frequência.
Enquanto aqueles que possuem um tempo de duração maior, exigem menos processos de manutenção. Por exemplo, o tratamento de piso.
Para definir a periodicidade dos procedimentos de limpeza, é preciso entender qual a demanda de cada atividade.
Além disso, nesse registro, você ainda pode adicionar o gasto com produtos, equipamentos, entre outros recursos. Desse modo, tendo um controle ainda maior e identificando, por exemplo, déficits com produtos utilizados hoje.
Afinal, o rendimento das soluções utilizadas pela sua equipe hoje, pode impactar muito nos resultados obtidos. Bem como, na produtividade da sua empresa.
Confira a seguir, os elementos que devem ser listados no checklist que vão acompanhar o seu cronograma de limpeza!
Checklist: itens que devem ser observados na manutenção
Em primeiro lugar, você deve ter em mente os espaços a serem limpos para os seus clientes. A partir disso, você pode listar as metragens do local, a quantidade de produto e quais equipamentos serão utilizados.
Em caso de produtos concentrados, você ainda pode determinar os padrões de diluição, conquistando assim, um nível de economia satisfatório.
Além disso, é preciso ser específico ao listar cada passo da limpeza. De fato, em uma facilitie esses padrões tornam-se rotina, mas, ter isso documentado pode te fazer entender as especificidades de cada cliente.
Por fim, com o uso das dicas de gestão de pessoas e mapeamento de competências que dei em outros textos aqui no blog, faça a divisão de tarefas entre a equipe.
Documente todas essas etapas e tenha outras perspectivas sobre os procedimentos. Desse modo, tendo a autonomia de fazer mudanças que melhorem os resultados.
Mas, como implementar um cronograma de limpeza de forma orgânica na sua empresa, sem que haja atrito entre a equipe.
Como implementar um checklist e um cronograma de limpeza?
Antes de tudo, você precisa ter em mente que essa é uma decisão que afetará seus funcionários de forma direta. Por isso, lembre-se de integrar eles no processo.
Afinal, eles possuem o conhecimento prático de todos os procedimentos. Desse modo, sabendo o que pode e o que não pode ser feito para cada cliente. Essa é outra maneira de otimizar os processos de limpeza.
Além disso, essa é a melhor forma de não criar atritos entre a equipe e o novo planejamento. Desse modo, engajando a equipe e estimulando a participação.
Defina também, prazos para apresentação dos resultados, que podem auxiliar na tomada de medidas que contornem possíveis equívocos. Sempre leve em consideração a opinião da equipe.
Analise a execução das atividades e adapte o que precisar, não só na rotina, mas também, no seu cronograma de limpeza.
Agora, você está pronto para criar e implementar o novo planejamento para os seus clientes. Espero que goste das dicas e aproveite-as para otimizar os processos de limpeza oferecidos pela sua empresa.
Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das melhores técnicas do mercado de limpeza profissional. Não se esqueça de acompanhar as nossas redes sociais e ter em primeira mão as melhores informações.