Atualmente, existe uma infinidade de produtos concentrados de limpeza disponíveis no mercado. Cada um deles é específico para diferentes funções e locais, como cozinha, banheiro e vidros, por exemplo.
No entanto, quem trabalha com limpeza sabe o quanto é essencial utilizar os materiais certos, unindo eficiência, qualidade e economia. Por isso, hoje queremos falar sobre os benefícios dos produtos concentrados, que podem garantir ainda mais qualidade para essa tarefa tão importante e deixar empresas de diversos segmentos ainda mais limpas.
Em nosso texto você vai ver:
Índice
Rendimento dos produtos concentrados
De acordo com químicos especialistas no assunto, os produtos concentrados rendem mais que os pronto uso. Dessa maneira, para fazer a diluição correta e garantir bom rendimento, é preciso seguir as recomendações do fabricante, descritas nos rótulos.
Porém, de uma maneira geral, eles rendem mais pois uma embalagem de 5 litros pode render até 200 litros dependendo da marca. Assim, o que a princípio não parecia ser tão vantajoso acaba oferecendo excelente custo-benefício, já que este tipo de produto dura muito mais.
Para que você entenda, pense no seguinte: o valor de meio litro de um detergente líquido é mais ou menos R$ 2. No entanto, 1 kg de detergente concentrado pode custar um pouco mais caro, mas quando diluído em 20 litros, cada um deles custa cerca de 1,19. Ou seja, quase a metade do preço tradicional.
Economia dos produtos concentrados
Outra grande vantagem do uso de produtos concentrados é a economia, já que rendendo mais, menos investimentos precisarão ser feitos. Em todos os casos, o preço do produto concentrado acaba saindo muito mais em conta do que produto pronto uso. Do mesmo modo, a quantidade de embalagens necessárias para os trabalhos é bem menor ocupando menos espaço. Dessa forma, é possível utilizar uma frota menor para fazer seu transporte e, por consequência, a redução nos custos.
Meio ambiente
De fato, não é mais segredo que as indústrias estão mudando sua maneira de pensar e de desenvolver seus produtos. Dessa maneira, os gestores se mostram cada vez mais preocupados em tornarem suas atividades mais responsáveis e produzirem itens sustentáveis.
Porém, além de trazer benefícios para as empresas que estão apostando nesta atitude, a ação também vem sendo valorizada pelos consumidores, que estão preocupados em saber se as suas escolhas podem prejudicar ou ajudar o meio ambiente. Os produtos concentrados gastam menores quantidades de água e ajudam na preservação do recurso.
Além disso, segundo a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), as embalagens dos produtos concentrados gastam 37% menos resina plástica do que a versão convencional. Assim, é possível atuar com materiais que geram menos danos ao meio ambiente e que são duráveis e eficientes.
Isso acontece pois os componentes são preenchidos com refis e as embalagens são reutilizadas por mais tempo.
No entanto, existem algumas regras essenciais sobre a destinação dos materiais, como por exemplo:
- Lavar bem as embalagens vazias utilizando somente água no enxágue;
- Depois que forem lavados, os recipientes devem ser separados de acordo com seu material de fabricação e destinados ao processo de reciclagem;
- As embalagens com produtos devem ser mantidas sempre fechadas e identificadas;
- As sobras dos itens de limpeza não devem ser misturadas e nem adicionadas a outros produtos;
- O material não pode ser descartado em esgotos sem que tenha sido tratado, neutralizado ou inativado.
Treinamentos são essenciais
Sem dúvida, além de todas essas vantagens que citamos ao longo do texto, é importante ter uma equipe capacitada para atuar com os produtos concentrados.
Não que eles tenham grandes exigências em sua utilização, mas contar com profissionais treinados pode garantir ainda mais eficiência.
Dessa forma, a recomendação é investir em cursos que ensinem a maneira correta de trabalhar com estes itens de limpeza, que podem ser desinfetantes, removedores de cera, detergentes e outros produtos.
Afinal, uma limpeza eficaz pode ser refletida através de vidros, janelas e pisos e pode garantir a confiança dos clientes e visitantes de uma empresa. Desse modo, é possível construir uma imagem positiva para o estabelecimento. Pois as pesquisas revelam que os consumidores tendem a retornar em um comércio por conta de sua experiência e satisfação com fatores como a limpeza.
Diluição
Sem dúvida, alguns profissionais podem achar a princípio que realizar a diluição dos produtos concentrados é um grande desafio. Mas trata-se de um cálculo simples e rápido de ser feito.
Por isso, é fundamental estar atento ao fato de que as indicações do rótulo orientam a diluição em um litro de produto para uma quantidade de água. Dessa forma, caso a orientação seja 5 por 1, ela representa que é preciso diluir um litro do produto em cinco de água.
No entanto, existe também uma recomendação para produtos menores. Por exemplo, se você deseja utilizar 25 ml do produto, multiplique a quantidade por 40, que resulta em 1000 ml. Dessa forma, isso significa que para cada 25 ml do produto é preciso diluir em 1 litro de água.
Riccel
Produzimos diversos produtos concentrados, que são referências em durabilidade e qualidade. Além disso, oferecemos aos nossos clientes treinamentos que ensinam como trabalhar com esses produtos e dão dicas importantes sobre segurança e saúde das pessoas que trabalham com eles.
Nossas opções de produtos de tratamento de piso e limpeza profissional podem ser aplicadas em diversos segmentos como shoppings, indústrias, hotéis, condomínios, supermercados, aeroportos e hospitais.
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E se você gostou do nosso texto sobre produtos concentrados, continue acessando o nosso blog para conferir mais matérias sobre o assunto.