Compreender a evolução do mercado de limpeza pode, por muitas vezes, se mostrar um desafio. Mas, estar atualizado é essencial para o seu trabalho de gestão se tornar eficiente.
Bem como, é preciso estar antenado às mudanças para implementar novas estratégias com agilidade.
Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre o tão temido greenwashing.
Além disso, neste artigo você aprenderá todas as vantagens que a limpeza ecológica pode proporcionar para a sua prestadora de serviço. E também, como garantir esses processos sustentáveis.
Quer entender como ser classificado dessa maneira pode afetar negativamente a sua empresa? Acompanhe o texto e confira todos os detalhes!
Índice
O que é Greenwashing?
Você sabe a procedência dos materiais utilizados nos serviços e produtos da sua empresa?
Essa é a pergunta da vez, não só no mercado de limpeza profissional, mas também, em diversos outros setores.
Ecologia e sustentabilidade são expressões da moda, inclusive, podemos observar projetos gigantes de marcas famosas, voltados para a comprovação da atuação ecológica.
Mas, em meio a toda relevância dos termos e campanhas criadas, podemos encontrar empresas que embarcam nessa jornada, sem implementar recursos que demonstram sua responsabilidade ecológica.
O greenwashing, em tradução literal “lavagem verde”, é utilizado para classificar esse tipo de empresa.
Ou seja, instituições públicas ou privadas que, utilizam o argumento ecológico como estratégia de marketing. Mas, não aplicam na prática.
Como isso pode afetar a minha empresa?
Nessa altura do campeonato, provavelmente, você está se perguntando qual a relevância disso para a sua limpadora.
A ecologia só está em alta no mercado publicitário por conta da alta demanda dos consumidores.
Isso pode ser visto tanto em empresas do tipo B2C quanto em companhias B2B. Além do mais, a limpeza ecológica é um passo essencial para negócios que atuam no segmento de higienização.
Através de todas essas mudanças no mercado, implementar na sua empresa uma política de consciência sustentável, torna-se fundamental.
Mas, por onde começar?
A limpeza ecológica é a melhor forma de demonstrar a preocupação da sua empresa com processos sustentáveis.
Mas, existem pontos a serem considerados, principalmente, quando falamos da escolha de um fornecedor.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo e confira todos os detalhes!
Como garantir a limpeza ecológica?

Como você viu anteriormente, a atenção durante a escolha do fornecedor de produtos de limpeza, é crucial para a imagem da sua prestadora de serviços.
Afinal, é impossível defender um posicionamento ecológico se os seus parceiros não possuem os mesmos valores.
Por isso, existem alguns fatores que podem te ajudar a não errar na hora de escolher o produto certo. Entre eles, podemos citar:
1. Atente-se aos certificados de qualidade ambiental
Um forte indicativo de processos eficientes de gestão ambiental, é a presença de selos que referenciam esse comprometimento.
O Certificado de Qualidade ABNT, por exemplo, além de garantir sustentabilidade, assegura a qualidade dos produtos.
Assim, através de processos rigorosos de auditoria, a instituição revisa todos os procedimentos e documentos de uma empresa.
Desse modo, é possível ter a certeza de um contrato que trará bons resultados para o seu negócio.
Seguindo essa dica, você nunca mais terá problemas com a qualidade dos itens utilizados na limpeza ofertada aos seus clientes.
Bem como, será impossível investir erroneamente em fornecedores que utilizam o greenwashing como estratégia de venda. Além de evitar que a sua prestadora de serviços seja afetada por essa classificação.
2. Busque por referências no mercado de limpeza
Um ponto muito útil na hora de escolher um fornecedor, é optar por empresas que sejam referência. Para isso, basta pesquisar por negócios que priorizam a limpeza ecológica e descobrir quem é o seu fornecedor.
Ou seja, para colher o máximo de informação possível é preciso entender como a concorrência pensa. Assim, descobrindo como o mercado de limpeza se comporta e, quais características se encaixam no seu perfil.
Com isso, vai ser quase impossível fechar contratos que não te trarão o retorno esperado. Pois, através da experiência de outras empresas, você pode definir o que é melhor para a sua.
3. Não esqueça a qualidade e eficiência dos itens
Como vimos no tópico um, a certificação ABNT garante, também, a qualidade dos itens que você aplica na sua rotina.
Por isso, é importante levar em consideração esse tipo de detalhe. Pois, um dos principais passos durante a auditoria, é a certificação de qualidade do produto.
Assim, garantindo sua eficiência nas tarefas de limpeza realizadas para seus clientes.

Faça a sua marca ser reconhecida pela limpeza ecológica
Credibilidade. É o que você precisa para ser reconhecido no mercado de limpeza profissional.
Isso, em todos os processos realizados, desde a gestão até o serviço final. É necessário oferecer o melhor resultado e investir em soluções que aumentem o prestigio da sua empresa.
Mas, acima de tudo, é fundamental se manter antenado às novidades do mercado. Bem como, entender quais são as necessidades dos seus clientes e, desse modo, buscar por parceiros que pensam como você.
Isso faz com que seus clientes enxerguem a sua empresa como referência, aumentando a sua credibilidade e, consequentemente, as chances de obter mais contratos.
Mas, por que dedicar tempo para o estudo dessa tarefa?
Bom, até o momento, já falamos de todas as vantagens de investir em limpeza ecológica.
Mas, além disso, você precisa saber que existem inúmeros casos de grandes empresas que se envolveram em polêmicas com o greenwashing.
Isso porque, buscaram por formas não oficiais de comprovação de consciência ambiental. Bem como, optaram por mostrar resultados sem comprovação, pulando todos os passos listados neste artigo.
Essa, é outra dica para você que quer tornar a sua marca reconhecida pelos processos de limpeza ecológica.
Pular a implementação não é a solução para obter resultados mais rápidos. Fazer isso pode, inclusive, exercer força contrária ao seu objetivo.
Portanto, faça todos os passos. Da mesma forma, relacione-se com fornecedores que respeitem essas etapas.
Ou seja, priorize os selos oficiais que não vai ter erro.
Esperamos que você aproveite as dicas aqui listadas.
Acompanhe o nosso blog e descubra muito mais sobre o mercado de produtos de higienização. Aqui, você encontrará tudo que precisa para oferecer processos de limpeza ecológica para os seus clientes.
Você também pode seguir o nosso perfil no Instagram e acompanhar, em primeira mão, todas as novidades e detalhes que aumentarão a performance da sua equipe.