Meio ambiente e sustentabilidade são preocupações cada vez mais recorrentes na indústria. Clientes que você atende ou, principalmente, poderia estar atendendo, estão em busca de soluções que respeitem esses conceitos.
Nesse artigo, vamos te contar tudo sobre essa nova tendência e o que você deve começar a fazer para não ficar para trás.
Então, se você tem dúvidas a respeito dos produtos que possam suprir esse tipo de demanda, fique por aqui e acompanhe a leitura!
Índice
Sustentabilidade e meio ambiente na indústria
Atualmente, vemos uma procura maior por soluções ecológicas, mas, acima de tudo, essa cobrança é direcionada ao posicionamento das empresas.
Por isso, essa nova tendência pode impactar diversos segmentos, sendo eles B2B ou B2C. Desse modo, para refletir sobre o posicionamento da sua marca, é preciso entender as demandas atendidas pelos seus clientes.
Seja um shopping center, uma escola ou uma empresa, atualmente, a relação exige um posicionamento que pense sobre sustentabilidade.
Além disso, essas relações podem se estender a todas as áreas, sendo essenciais desde a redução de gastos até o uso consciente de produtos de limpeza.
O público atendido pelos seus clientes, está cada vez mais, pensando sobre o impacto causado pelo seu modo de consumo.
Desse modo, sempre buscam entender mais sobre a forma que a empresa que fornece determinada solução ou serviço, contribui para com o meio ambiente.
Produtos de limpeza e o meio ambiente
Você, como profissional do segmento de limpeza, sabe que o uso de produtos envolve o descarte de diversas substâncias nocivas.
Por isso, quando pensamos em sustentabilidade, a limpeza é um dos principais a sofre mudanças. Isso pode ser visto nos processos, mas principalmente, nas soluções utilizadas.
Desse modo, além de fazer o bem ao meio ambiente, seus clientes buscam por métodos de realizar uma propaganda positiva através dessa mudança.
Seu time de vendas, com certeza, já recebeu pedido do tipo, certo?
Isso é algo que promete se tornar recorrente, com mais e mais empresas procurando por soluções sustentáveis e ecológicas.
Então, se o seu catálogo não conta com esse tipo de produto, chegou a hora de pensar mais sobre eles.
Como se adequar aos conceitos de meio ambiente e sustentabilidade?
Em primeiro lugar, como vimos anteriormente, é preciso ter o poder de ofertar soluções que se adequem aos requisitos da nova tendência.
Então, se você tem um número limitado de produtos, ou ainda nem pensou sobre isso, chegou a hora de expandir.
Esse é o primeiro passo, mas, se a sua empresa já está pronta para isso, é preciso encontrar o fornecedor certo.
E apesar do que você pode ouvir por aí, essa é uma tarefa mais simples do que se imagina. Para facilitar a sua pesquisa, busque por empresas que possuam selos e certificados de responsabilidade ambiental.
Certificado de Qualidade Ambiental ABNT
O Certificado de Qualidade Ambiental, por exemplo, é um forte indicativo de que a empresa passa por processos rigorosos de auditoria.
Procedimentos ministrados por um dos maiores órgãos de regulamentação do Brasil. Desse modo, tornando-se a prova necessária para que você faça escolhas com segurança.
Além disso, certificados como esses são reforçados por selos que complementam a segurança na compra, como:
- Empresa Amiga da Criança (Abrinq);
- Selo Verde Ecolmeia (Ouro);
- Certificado EuReciclo;
- Save The Children;
- ISSA Member;
- ISO 9001.
Produtos de limpeza ecológicos ou sustentáveis?
Uma das principais dúvidas que surge durante a procura de soluções que não agridem o meio ambiente, é referente aos produtos ecológicos e sustentáveis.
Afinal, qual escolher?
Existem algumas diferenças que podem ser fundamentais conhecer antes de tomar a sua decisão. Confira!
Diferenças e vantagens para a sua empresa
A ecologia e a sustentabilidade são dois conceitos importantes quando se trata de limpeza profissional. Embora possam parecer similares, existem algumas diferenças fundamentais entre os dois.
Você já deve ter visto aqui no blog, uma explicação sobre esses temas, mas, podemos relembrar. A ecologia refere-se ao estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem.
Na limpeza profissional, isso significa considerar o impacto que os produtos químicos de limpeza têm no meio ambiente e nas pessoas que os utilizam e são responsáveis pela sua fabricação.
Ou seja, a auditoria envolve todo o processo de fabricação e cadeia de matéria-prima, assim, garantindo que todas as etapas sejam coerentes ao processo. Bem como, as relações trabalhistas.
Por exemplo, muitos produtos químicos comuns de limpeza podem ser tóxicos para os seres humanos e animais, e causar danos ao meio ambiente. A ecologia na limpeza profissional, portanto, envolve a escolha de produtos e métodos de limpeza que minimizam o impacto ambiental e são seguros para as pessoas que os usam.
Por outro lado, a sustentabilidade refere-se à capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.
Ou seja, isso significa considerar a eficiência energética, a gestão de resíduos e a conservação de recursos naturais. Como exemplo, podemos analisar o uso de produtos e equipamentos de limpeza que economizam energia, reduzem a quantidade de resíduos gerados e conservam recursos naturais como a água.
Embora a ecologia e a sustentabilidade sejam conceitos distintos, eles são interdependentes e frequentemente se sobrepõem.
Desse modo, um produto de limpeza que é seguro para as pessoas e o meio ambiente, também pode ser mais sustentável a longo prazo. Pois, minimiza a necessidade de descarte e reduz o uso de recursos naturais.
Tudo isso acaba sendo muito vantajoso para a sua empresa e, principalmente, para os seus clientes. Já pensou nisso?
Saiba mais sobre produtos sustentáveis e ecológicos!
Quer entender mais sobre essas soluções? Você pode acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades envolvendo a limpeza ecológica e sustentável.
Além disso, você pode nos acompanhar pelas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), e não perder nenhum artigo do nosso blog!