Sem dúvida, manter o piso limpo não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso manter cuidados diários com a limpeza e ao menos uma vez por semana fazer uma faxina mais detalhada. Mas, mesmo com toda essa dedicação, muitas vezes o piso acaba ficando um pouco sujo. Desse modo, um dos grandes segredos para desencardir o local está na escolha certa dos produtos para cada tipo de piso. Por isso, separamos algumas dicas de como limpar diferentes materiais. Confira:
Piso de madeira
Geralmente, os pisos de madeira contam com cera de carnaúba em sua composição. O ideal é varrer e depois passar um pano úmido com detergente desengordurante ou desengraxante neutro. Para manter a cera no piso, a dica é utilizar uma mistura de água com um detergente concentrado uma vez por semana. Mas, é preciso cuidado. A mistura deve ser borrifada em apenas algumas áreas do piso, para evitar o excesso de água.
Piso laminado
Esse piso é um estilo de adesivo de lâmina, que pode ser de madeira ou aglomerado. Por isso, como o material também recebe cera, o recomendado é utilizar um detergente neutro e trabalhar com o mesmo processo do piso de madeira.
Piso de mármore
Neste caso, depende do tipo de mármore. Mas, para manter o piso limpo, é preciso usar um detergente ácido com inibidor de corrosão, para fazer decapagem e deixar o piso branco. Um detergente alcalino também pode ser uma boa alternativa para fazer a limpeza mais pesada do chão. Se o mármore for mais polido ou fino, a dica é trabalhar com desengraxante neutro para tirar a sujeira e impedir que ele fique encardido novamente. Por fim, para dar um brilho a mais no local, o ideal é passar uma camada de cera ou selador.
Piso de pedra
Antes de qualquer coisa, é necessário entender qual o tipo de pedra para utilizar o produto certo. Mas, de um modo geral, um detergente ácido específico para limpeza de pedras pode ser utilizado. Além disso, um inibidor de corrosão deve ser aplicado em pedras mais finas. O recomendado é ter uma enceradeira com disco preto para esfregar o piso e ter uma escova para cuidar dos cantinhos.
Piso de porcelanato ou cerâmica
Este piso pode ser limpo com o uso de um detergente neutro ou ácido com inibidor de corrosão. Para esfregar, a dica é utilizar uma fibra verde ou uma enceradeira com disco branco, vermelho ou verde.
De fato, todas as dicas sobre como manter o piso limpo são extremamente válidas. Mas, é preciso preparar o local para receber todo esse cuidado. Dessa maneira, o recomendado é realizar uma limpeza no ambiente para evitar o acúmulo de sujeira. Assim, o produto tem mais facilidade de fazer o seu trabalho, garantindo resultados ainda melhores.
Outra dica que merece ser lembrada é sobre a pesquisa de produtos. Por se tratar de combinações químicas, é preciso saber quais materiais podem ser utilizados para não causarem danos nos pisos. Por isso, é necessário sempre ler os rótulos dos produtos de limpeza para entender como eles agem e qual a quantidade necessária para cada material.
Por fim, é preciso investir em produtos de qualidade e que são referência em rendimento e durabilidade. Se você procura por esses materiais, temos mais uma dica para você!
Conheça as opções que a Riccel oferece e tenha ainda mais sucesso nos trabalhos de limpeza em qualquer segmento.
Acesse o nosso site e saiba mais.