Se você ainda não sabe, a sustentabilidade industrial tem se tornado um requisito para o desenvolvimento de grandes empresas. Isso porque, as práticas de gestão ESG (Environment, Social and Governace), ou seja, o conjunto de práticas que prezam pela valorização de aspectos como: meio ambiente (Environment), social (comunidade) e governança (Governance).
Por isso, a procura por fornecedores, práticas e ações que auxiliem as empresas a se alinharem aos princípios do ESG, tornou-se muito recorrente.
A popularização do debate sobre sustentabilidade industrial ao redor do mundo, fez com que empresas de inúmeros setores se adaptassem a novas formas e estratégias de produção.
Além disso, o diálogo sobre o tema não é exclusivo para o setor produtivo e aborda inúmeros aspectos e requisitos.
Dessa forma, separei todos os aspectos necessários para que você adeque os seus processos também.
Tem dúvidas sobre o assunto? Acompanhe a leitura e encontre todas as respostas!
Índice
O que é sustentabilidade industrial?
Comecemos do princípio. A sustentabilidade industrial não é algo tão material e pode ser mais complexa do que você imagina. Por isso, é preciso ter calma ao afirmar que os processos sustentáveis se resumem a menos desperdício.
Afinal, é preciso que essa mudança traga benefícios para a sociedade, ao meio ambiente e, também não podemos esquecer, à sua empresa.
Desse modo, a sustentabilidade industrial engloba uma série de estratégias que mesclam a preocupação ecológica e social à produtividade da sua empresa.
É por isso que vemos, por exemplo, processos de auditoria tão rigorosos para a emissão de certificados, como o de Qualidade Ambiental da ABNT.
Você pode conferir todas as etapas em nosso novo infográfico que revela todas as etapas de auditoria ABNT. Baixe agora mesmo gratuitamente, clique no banner abaixo.

Ou seja, a sustentabilidade industrial envolve mais do que o simples fato de se dizer ecológico. Inclusive, assumir uma posição ecológica, sem de fato trabalhar a favor disso, pode render sérios problemas.
Para garantir um posicionamento sustentável mais efetivo, as empresas costumam investir em práticas ESG. Isso porque, através das siglas é possível atender requisitos específicos e demonstrar isso de forma mais efetiva.
A seguir, vou explicar melhor o conceito de ESG. Acompanhe!
ESG e a nova forma de ser uma indústria sustentável
Se você ainda pensa que a sua empresa deve escolher entre adotar posicionamentos sustentáveis e ter bons resultados para a sua empresa, tenho que te informar que esse, é um pensamento antiquado.
Atualmente, podemos observar projetos sustentáveis pensados estrategicamente para gerar resultados. Por isso, a sigla ESG vem se tornando cada vez mais comum entre as empresas.
Afinal, você sabe o que são as práticas ESG?
Como vimos anteriormente, a sigla ESG refere-se às ações, tomadas pela empresa, que visam boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Desse modo, classificar o seu negócio como ESG, não é suficiente. Pois, para não cairmos em conceitos como o greenwashing, por exemplo, é preciso agir e evitar nomenclaturas não comprovadas.
Além disso, os processos que envolvem o ESG, vão além da sustentabilidade industrial. Já que, atribui, também, boas práticas de gerenciamento e relação com a comunidade.
Quais as vantagens do ESG para a indústria?
Além, é claro, do nível elevado de responsabilidade ambiental. O ESG pode trazer grandes retornos para a sua empresa.
Atualmente no mercado, existem critérios específicos de investimento, que exigem a avaliação de práticas ESG para determinar parcerias. Isso porque, apostar em modos de garantir a sustentabilidade ambiental, assegura ainda, que a sua empresa seja bem-vista.
Desse modo, atraindo clientes, investidores e uma propaganda positiva a partir de ações. Obviamente, essa não é a única vantagem, considerando as certificações de qualidade ambiental, por exemplo.
Isso porque, através de selos característicos de práticas ambientais, você ainda garante ralações com fornecedores que compactuam dos mesmos objetivos que você.
Desse modo, ampliando ainda mais os recursos da sua empresa para se posicionar como indústria que preza pelo meio ambiente.
Lembrando que, a sustentabilidade industrial é apenas um passo de uma metodologia ESG. Entretanto, estabelecer práticas de governança e ações sociais, são etapas para garantir os resultados ambientais.
Ou seja, todos os conceitos se complementam em algum nível. Assim, sendo a junção de práticas ideais para adentrar o grupo de empresas que se preocupam com o meio ambiente.
Como implementar sustentabilidade industrial?
Como eu afirmei no início deste texto, ser uma empresa sustentável é um trabalho complexo. Com isso, você já deve saber que a reciclagem pode não ser suficiente, apesar de essencial.
Isso porque, como vimos na prática ESG, implementar um sistema de sustentabilidade industrial, pode exigir cuidados específicos com outras áreas, para além do meio ambiente.
De fato, existem práticas que podem te fazer alcançar a excelência. Como vimos, os relacionamentos que a sua empresa tem, dizem muito sobre o seu posicionamento.
Então, se eu pudesse te dar apenas uma dica, ela seria: busque por fornecedores que sejam igualmente responsáveis.
Mas, como você pode fazer isso?
A certificação de Qualidade Ambiental, emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é um forte indicativo de boas práticas.
Porém, essa é apenas uma das inúmeras certificações que podem te ajudar a escolher os fornecedores certos. Peguemos como exemplo, os produtos de limpeza.
Ter em mente esses detalhes, pode te ajudar até mesmo na compra de produtos eficientes e que tenham processos de produção responsáveis.
Isso porque, as práticas da empresa podem ser certificadas por órgãos competentes. Além disso, existem outros pontos a serem considerados, como o uso de energia fotovoltaica, por exemplo, atribuindo redução do impacto ambiental em alguns pontos da produção, por exemplo.
Por isso, atente-se para selos, como:
- Empresa Amiga da Criança;
- EuReciclo;
- Save the Children;
- ISO 9001;
- ISSA Member;
- Selo Verde;
- Parceria Abralimp.
Com isso, sua empresa conquistará um passo a mais na trajetória para implementar a sustentabilidade industrial.
Gostou do conteúdo e quer mais dicas para apostar em processos sustentáveis para a sua empresa? Continue acompanhando o nosso blog e confira mais artigos como esse!
Não se esqueça de acompanhar as nossas redes sociais. Lá você fica por dentro de todas as nossas novidades e sabe em primeira mão, as publicações aqui do blog.
Te vejo por lá. Até a próxima!