A venda de produtos de limpeza se destacou no cenário da atual pandemia.
Sob o mesmo ponto de vista, no início da quarentena, uma das principais preocupações foi com a limpeza de ambientes com grande circulação, por exemplo, escolas, hospitais, entre outros.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), durante o primeiro semestre de pandemia houve crescimento na procura por produtos de higiene.
E apresentou volatilidade durante o segundo semestre, conforme dito por Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA, em entrevista para a revista Food Service News.
Dessa forma, hoje vamos falar sobre o crescimento do mercado de produtos de limpeza durante a pandemia.
E discutir sobre o seu desenvolvimento, tanto em produção quanto sua venda.
Se você se interessou pelo tema, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Índice
Mas, afinal o que é a ABIPLA?
A ABIPLA foi fundada com o objetivo de representar o setor de produtos de limpeza na presença de agentes públicos.
Dessa forma, tornando-se referência em assuntos como a adequação às regulamentações tributárias, normas de proteção ao meio ambiente e no combate à clandestinidade.
Hoje, a associação é responsável pelo anuário ABIPLA, que está em sua 16ª edição.
Nele, é possível encontrar diversas informações sobre o mercado de produtos de limpeza e seu desempenho em comparação com anos anteriores.
Além disso, é possível encontrar opinião e reflexões de pessoas influentes no setor, que fornecem um panorama sobre o tema.
Mercado de produtos de limpeza
De acordo com o anuário, cerca de 2600 empresas atuam na fabricação de produtos destinados ao saneamento, atualmente.
Essas empresas estão enquadradas nas seguintes classificações:
- CNAE 2061: engloba as empresas que atuam na produção de sabões e detergentes, totalizando 733 negócios;
- CNAE 2062: a classificação com maior número de empresas participantes, 1641 negócios que trabalham com a fabricação de produtos de limpeza e polimento;
- CNAE 2052: totalizando 215 empresas classificadas, atuantes na produção de desinfetantes.
A CNAE, ou Classificação Nacional de Atividade Econômica, determina as atividades realizadas por determinada empresa.
Como resultado, essas empresas contribuíram com o aumento de 3% no desempenho do setor de fabricação de produtos destinados ao saneamento.
Sob o mesmo ponto de vista o diretor executivo da ABIPLA, salienta o crescimento que ainda pode ocorrer com a volta de estabelecimentos como bares e restaurantes, entre outros. Também, com a volta às aulas.
Varejo e a venda de produtos de limpeza
A quarentena e o distanciamento social mudaram radicalmente a vida dos consumidores.
Pois, estando a maior parte do tempo em casa, isso gerou a necessidade de mais limpeza durante o dia.
Além disso, a dispensa de serviços de limpeza, principalmente nas classes média e alta, originou a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas e produtos de higiene.
Portanto, houve uma aproximação desses clientes com informações mais detalhadas dos produtos e um consumo maior, devido à necessidade de limpeza constante. Além da urgência em desinfetar os ambientes para conter o avanço do vírus.
Dessa forma, houve arrecadamento de 5,5 bilhões de dólares, no Brasil, pelo setor.
Assim, foi possível constatar desempenho de 3,9% do comércio varejista no setor, superior ao do ano de 2020 que chegou a 1,2%.
Aumento na produção
O aumento da produção no setor de limpeza trouxe, como já esperado, o crescimento na arrecadação.
Em 2020, por exemplo, apenas alguns produtos diminuíram sua fabricação, como é o caso de alguns tipos de inseticidas.
Em contrapartida, itens como amaciantes, detergentes, desinfetantes, sabão em barra, entre outros, aumentaram consideravelmente sua produção no mesmo ano.

Mudança de hábito
As mudanças na forma de se consumir durante a pandemia ficaram evidentes, ou seja, foi reinventada a maneira como o cliente se relaciona com a empresa.
Desse modo, foi necessária uma adaptação rápida para atender as novas demandas.
Além disso, tornou-se evidente o aumento de serviços online, seja ele suporte ou venda.
Portanto, a aproximação do cliente com a empresa tornou-se algo essencial; isso, em meio a uma nova forma de fazer negócio, através dos serviços online.
O aumento da venda de produtos de limpeza pela internet foi um ponto forte para definir o futuro do mercado durante a pandemia.
Isso, porque o crescimento constatado foi surpreendente comparado ao ano anterior à pandemia.
Apresentando crescimento exponencial nos pedidos online, o que caracterizou e determinou o comportamento do cliente durante a quarentena.
Sustentabilidade
Algo que vem sendo observado pelos clientes de setores diversos, é a adequação às normas ambientais, ou seja, desenvolvimento de processos sustentáveis.
Além disso, a pesquisa por produtos que atendam essa necessidade aproximou o consumidor do produto, sendo mais fácil instruir formas de uso e descarte.
Sendo assim, a oferta de produtos que causem impacto mínimo ao meio ambiente quando descartados, é um forte diferencial.
Dessa forma, o setor de limpeza busca colocar em seus catálogos, produtos que atendam essa parcela crescente, com o desenvolvimento de novas tecnologias e regras mais rigorosas aos fornecedores.
Para Engle, o setor aposta mais no desenvolvimento de embalagens reutilizáveis e produtos biodegradáveis, pois esse fator, não só se tornou essencial, como pode apontar mudanças mercadológicas futuramente.
Fator que pode definir as vendas de uma empresa, considerando o fato de que o consumidor vem se preocupando cada vez mais com o meio ambiente.
Afinal, a presença de boicotes em protestos contra empresas que não atendam essas demandas se tornou muito comum ultimamente.
O Futuro do setor de venda de produtos de limpeza
Paulo Engler, prevê o crescimento contínuo do setor, de acordo com os dados obtidos no último anuário.
Afinal, o aumento de vendas online de produtos de limpeza indica uma maior adequação do público com novas formas de compra.
Comparado a 2019, por exemplo, como já dito, no último ano foi constatado um aumento significante na procura por produtos do setor, em aplicativos e sites de delivery.
Da mesma forma, é esperado uma melhoria contínua nos números obtidos, já que, a fabricação de produtos destinados ao saneamento tem registrado números superiores ao PIB nacional.
A Riccel
A Riccel atua desde 1998 no desenvolvimento de produtos Ecoeficientes, garantindo qualidade e responsabilidade social e ambiental com matérias-primas retiradas de fontes renováveis e frequência de auditoria dos fornecedores.
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